Sobre a BVS DSS

A BVS sobre Determinantes Sociais em Saúde (BVS DSS) permite o acesso a uma rede dinâmica e atualizada de fontes de informação de caráter científico,   técnico e didático, nacionais e internacionais, relacionados com Determinantes Sociais da Saúde (DSS), operando de modo integrado à Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e fazendo uso das suas metodologias e ferramentas.

O acesso aos conteúdos relativos aos DSS existentes nesta rede de fontes de informação e sua respectiva atualização é feita de maneira automática, através das ferramentas desenvolvidas pela BVS. No caso das atualizações dos Recursos sobre DSS existentes na WEB sua
atualização é feita pelo CEPI-DSS utilizando a ferramenta LIS (Localizador de Informação em Saúde) da BVS.

A BVS DSS está articulada ao Portal sobre DSS (http://dssbr.org/site) que tem por objetivo constituir-se num espaço de informação, referência e comunicação entre os diversos atores de governo e sociedade civil relacionados com  a definição e implementação de políticas e programas de combate às iniqüidades em saúde por meio da ação sobre os DSS.

 

A BVS DSS é operada pelo Centro de Estudos de Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Seu Comitê Consultivo é formado por:

 Aluisio Barros – Universidade Federal de Pelotas

 Claudia Travassos – Fundação Oswaldo Cruz

 Marco Akerman – Faculdade de Medicina do ABC

 Marcelo Medeiros – Universidade de Brasília

 Marilisa Barros – Universidade Estadual de Campinas

A BVS sobre DSS foi desenvolvida pelo Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) e sua manutenção está a cargo do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da FIOCRUZ, com assessoria de BIREME.

  • O que é Determinantes Sociais em Saúde

    Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. A comissão homônima da Organização Mundial da Saúde (OMS) adota uma definição mais curta, segundo a qual os DSS são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Nancy Krieger (2001) introduz um elemento de intervenção, ao defini-los como os fatores e mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados através de ações baseadas em informação. Tarlov (1996) propõe, finalmente, uma definição bastante sintética, ao entendê- los como as características sociais dentro das quais a vida transcorre. Fonte: BUSS, P.M; PELLEGRINI FILHO. A Saúde e seus Determinantes Sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):77-93, 2007. 77.

    [ ← Show Excerpt ]
  • Fale conosco

    [contact-form-7 id="4" title="Fale Conosco"]

    [ ← Show Excerpt ]